Um novo desafio chegou...Será que devo aceitá-lo?

Claro que sim! A EBEC dá-te a oportunidade de:

Trabalhar em equipa num protótipo ou resolver um problema teórico.

Pensar fora da caixa usando os teus conhecimentos.

Conhecer novas pessoas e entrar em contacto com as empresas.


Case Study

Nesta categoria, poderás fazer um modelo teórico sobre um tópico que esteja relacionado com engenharia.

Na categoria de Case Study as equipas têm a oportunidade de analisar e resolver um problema baseado num cenário real.

Para isso, a equipa pode utilizar diversos meios de pesquisa e recursos realísticos, tendo de apresentar uma solução em 24 horas.

Esta solução deverá poder ser posta em prática por uma empresa ou organização. Estes desafios vão desde planear a logística necessária à implementação de uma rede de painéis solares, capazes de fornecer energia a uma pequena localidade, até à criação de um aeroporto.

Esta vertente das competições de Engenharia suscita grande interesse por parte de várias empresas, as quais contribuem para o desenvolvimento contínuo dos casos apresentados.

Team Design

Nesta categoria, poderás fazer um protótipo funcional usando as tuas capacidades tecnicas e de resolução de problemas!

Na categoria de Team Design o objetivo é projetar e construir um protótipo, com recurso a materiais limitados, que responda de forma adequada às exigências de um problema previamente apresentado.

Assim, os participantes devem planear uma estratégia eficiente, que conduza à resolução do desafio, e apresentá-la, tudo isto dentro de 24 horas.

Construções de pequenas torres elevatórias, bem como balões de ar quente completamente funcionais, foram apresentados por várias equipas nas passadas edições das competições de Engenharia.

Com este desafio pretende-se que os participantes ponham à prova os seus conhecimentos técnicos bem como as suas capacidades de resolução de problemas e tomada de decisão.

Case Study is powered by McKinsey & Company

EBEC Lisboa 2020

Devido ao Covid-19 a EBEC 2020 teve que ser cancelada mas foi substituída por uma Competição Online. Vê mais informação aqui


Previamente patrocionado por


  • "Sendo uma pessoa que já participou em vários hackatons e maratonas de engenharia, posso garantir que o EBEC foi sem dúvida o mais estimulante, tendo participado duas vezes na edição local e uma na edição nacional. Foi uma competição que me deu a oportunidade de pôr à prova qualidades que nem sabia que tinha até ao momento da competição. A experiência de estar fechado 24 horas numa sala com 3 grandes amigos, todos com o mesmo objetivo é uma experiência espetacular, cheio de momentos de tensão, mas também momentos hilariantes. É uma experiência que qualquer estudante de engenharia devia experimentar, sendo uma ótima chance para criar novas amizades com elementos de outras equipas e mesmo do staff, bem como para ficar a conhecer um pouco melhor o que é o BEST e das atividades que oferecem. 10/10, recomendo!"

    André Viera, Engenharia Biomédia - Participante EBEC 2019 e 2017
  • "Olá, o meu nome é Mariana Viegas e estudo Engenharia Naval no IST. Participei na EBEC em 2019 com os meus amigos e diverti-me bastante. Tivémos que criar um compressor de lixo e testá-lo com uma lata. Foi bastante interessante construi-lo a partir do 0, desde a fase de design até à construção do protótipo. Obviamente que não trabalhámos 24 horas e nos intervalos tivémos comida deliciosa e jogos divertidos para jogar. Foi uma ótima experiência e eu vou provavelmente participar de novo! Obrigado, BEST Lisboa."

    Mariana Viegas, Naval Engeneering - EBEC participant 2019
  • "A minha participação na EBEC 2016 foi das experiencias mais completas que tive na faculdade. Tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquiri nas aulas enquanto me divertia com a minha equipa num ambiente desafiante e estimulante. Durante o evento contactámos com a CEiiA e podémos perceber o que fazia a empresa e qual o ambiente da mesma. Recomendo a EBEC a todos os estudantes que queiram ser desafiados, divertir-se e conhecer melhor algumas empresas."

    João Andrade, BEST Lisboa

Last Editions

Avatar
See Pictures
Avatar
See Pictures
Avatar
See Pictures
Avatar
See Pictures


FAQ - Questões Frequentes

+
A EBEC é uma competição organizada pelo BEST, na qual equipas de 4 participantes são postas à prova em duas categorias: Case Study e Team Design. Em Case Study as equipas têm de analisar um problema, de caráter técnico e/ou logístico, e implementar medidas para o solucionar. Já na categoria de Team Design, o objetivo é construir um protótipo, com recurso a materiais limitados, que cumpra determinadas especificações.
+
A EBEC destina-se a todos os estudantes de ciências e tecnologia da Universidade de Lisboa.
+
Os CV’s devem estar em Inglês.
+
A equipa tem de ser constituída por 4 estudantes de ciências e tecnologia da Universidade de Lisboa, que deverão estar presentes em toda a competição.
+
Os elementos da equipa poderão ser de cursos e anos diferentes.
+
A competição tem uma duração contínua de 24h. Existem ainda horas destinadas para as apresentações dos projetos.
+
A selecção dos participantes é feita com base numa candidatura conjunta da equipa que, consoante a categoria, é avaliada de acordo com critérios estabelecidos pela organização. Estes encontram-se no regulamento, que podes encontrar no website.
+
A participação na EBEC não justifica qualquer incumprimento académico.
+
Não, a participação na EBEC não atribui ECTS.
+
Se não receberes o teu certificado de participação na cerimónia de encerramento deves contactar ebec-participants@best.ist.utl.pt, até ao final de Maio, para que este te seja entregue, caso contrário o BEST Lisboa não assume qualquer responsabilidade relacionada com o mesmo.
+
Os participantes devem pagar uma caução de 20€ (5€ por elemento) para precaver quaisquer danos causados e como garantia da participação da equipa no evento. O pagamento deve ser feito até quatro dias depois da confirmação da presença da equipa na prova. O valor da caução será devolvido no final da competição, excepto se a tua equipa for responsável por algum dano. Podes consultar o regulamento no website.
+
O pagamento da caução deve ser feito à ordem de “Grupo Local BEST Lisboa”.
+
Os participantes não poderão sair da Universidade durante as 24 horas de prova, as quais serão passadas dentro do Pavilhão de Civil do IST (campus Alameda). O abandono deste pavilhão, injustificadamente, implica a desqualificação da competição. Caso necessário os participantes deverão contactar a organização.
+
Sim, podes-te inscrever em ambas as categorias mas apenas poderás ser aceite numa delas.
+
Encorajamos a leitura do regulamento da competição, o qual poderás encontrar no site. O incumprimento de alguma das regras descritas neste poderá resultar numa penalização na pontuação ou mesmo desqualificação. Dependendo da situação a equipa poderá ainda estar sujeita à perda da caução.
+
Sim, toda a alimentação é assegurada pelo BEST Lisboa. Receberás duas refeições principais (almoço e jantar) assim como reforços alimentares e coffee breaks, os quais estarão permanentemente montados numa sala.
+
Na categoria de Case Study, terás acesso a um Welcome Kit com todos os materiais que necessitarás. Para a categoria de Team Design, terás acesso a uma loja onde poderás “comprar” os materiais para a construção dos protótipos. Esta “compra” dos materiais será feita recorrendo a pontos, por isso terás de gerir os teus recursos da melhor maneira possível para que gastares o menos possível.
+
Sim, receberás uma t-shirt e uma nametag, as quais terás de usar durante toda a competição.
+
Todos os materiais necessários para a competição serão fornecidos pelo BEST Lisboa. No entanto, não te esqueças de trazer roupa quente e confortável.
+
Na categoria de Team Design, é interdito o uso de bens pessoais que permitam acesso a informação exterior durante a prova (tais como telemóveis, PDAs, computadores portáteis, etc). Na categoria de Case Study, o uso de bens pessoais é permitido, no entanto, é expressamente proibido o contacto com o exterior.
+
Sim. Não existirão intervalos específicos durante as 24 horas da competição, por isso cada equipa será responsável pela sua própria gestão de tempo.
+
Sim. Podes ir à loja (se estiveres a participar na categoria de Team Design) e à Fun Room.
+
A Fun Room é um sala onde poderás ir para descansar, conversar com os outros participantes e é onde os coffee breaks estarão permanentemente montados.
+
Não. As provas duram 24 horas e é obrigatório permanecer no local da competição durante esse período.
+
Os projetos serão avaliados conforme os critérios que constam no guião, o qual será providenciado no início da competição.
+
O Júri será constituído por elementos do corpo docente da Universidade de Lisboa e/ou por elementos de entidades parceiras do BEST Lisboa.
+
O documento está disponível aqui no website da EBEC.
+
Poderás candidatar-te à competição aqui quando as inscrições abrirem.
+
O horário da competição está disponível no website.
+
Sim, cada equipa é responsável por retirar o seu protótipo do espaço onde se irão realizar as avaliações.
+
Podes contactar-nos aqui.

Regulamento

Conhece a nossa equipa!

Jamilson Junior

Responsável principal EBEC 2020

Rui Magalhães

Responsável pelas Relações Empresariais

Luís Alves

Responsável pela Golden Cogwheel

Alexandra Martins

Responsável pelas Relações Públicas

Tobias Cornille

Responsável pelo Design

Ana Ventura

Responsável Tecnológica

Luís Borges

Membro da Equipa EBEC 2020

Alice Martins

Membro da Equipa EBEC 2020

Maxime Steelandt

Membro da Equipa EBEC 2020

Carolina Leite

Membro da Equipa EBEC 2020

Catarina Soares

Membro da Equipa EBEC 2020

Bernardo Lourenço

Membro da Equipa EBEC 2020


Go to Top